terça-feira, 10 de maio de 2011

O primeiro Plano de aula de Uma Professora.

Disciplina: Português
1°ano
Professora: Polyana de Assis Reis
Tempo estipulado: 3 aulas

Conteúdo:
Mudanças que as vogais fazem nas palavras e a importância das vogais. 
Objetivo Específico:
Perceber que a mudança das vogais altera a palavra
Apresentar as vogais como um conjunto de letras presentes em todas as palavras.
Perceber a diferença na pronúncia da Consoante sozinha e a Consoante com a vogal.
Material Necessário:
Folhas sulfite, papel cartão, cola, tesoura sem ponta, lápis de cor
Desenvolvimento:
Levarei num trenzinho com as vogais e seus respectivos animaizinhos, sendo assim apresentadas as vogais.
Uma musica com as vogais será apresentada e cantada.
Aplicarei um exercício de fixação para que possam completar as palavras com a vogal indicada e um exercício para pintarem a ficha com a vogal indicada.
No final será distribuído um jogo onde todas as palavras começam com as vogais e assim eles farão a contagem de quantas vogais tem em cada palavra e discutiremos a necessidade e a importância das vogais nas palavras.

Avaliação:  
Observarei o desempenho da turma com relação à identificação das vogais nas palavras.


Músicas Para serem trabalhadas no plano de aula com Método Fônico:
A A A minha abelhinha (2x)
Ai que bom seria se tu fosse minha(2x)

E E E minha escovinha (2x)
Quem te pos as mãos sabendo que és minha? ( 2x)

I I I O índio já chegou ( 2x)
Correndo pro bosque e se mandou (2x)

O O O Óculus da vovó (2x)
Todo quebradinho de uma perna só ( 2x)

U U U Seu urubu ( 2x)
Vive só brincando com seu peru (2x)

As Vogais

Eu agora vou escrever
as vogais que eu aprendi:
gordinhas, com
voltinhas
ou magrinhas como o i.

O a que tem na arara,
o e do elefante,
o de ovo e ovelhinha,
falta o u tão elegante!



2 comentários: