terça-feira, 10 de maio de 2011

Pratica de História e geografia

PRÁTICA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA









São Lourenço
Maio 2011
Plano de aula


Disciplina: História

Nível de Ensino: Ensino Fundamental

Professoras: Karine Sumaris e Polyana de Assis Reis

Turma: 1ª série/ 2º ano



Conteúdos

• Identificar e relacionar o modo de vida de cada um ao de outros grupos sociais, em suas manifestações culturais e sociais, reconhecendo semelhanças e diferenças.

Objetivos

• Relacionar as diferenças e as semelhanças existentes nos grupos sociais e suas manifestações através de brincadeiras, jogos, festas, costumes, crenças, etc.

Objetivos Específicos

• As famílias brasileiras: de onde vieram nossos costumes
• Origem e características dos diversos grupos sociais.




Desenvolvimento da aula

Explorar as diferentes culturas que influenciaram e continuam influenciando nosso cotidiano assim como a cultura Africana, perguntar aos alunos se eles já viram algo que fosse dessa cultura inserida no nosso dia a dia, onde? Como foi a experiência? Discutir, sem conceituar, onde e quando na vida das pessoas a cultura se manifesta. Mencionar que cada grupo social se veste, come, dança e vivem de maneiras diferentes. Questionar os alunos sobre o significado da palavra origem, fundamental para a compreensão do diálogo. Explicar que todos somos descendentes de familiares que viveram muito tempo antes de nós, chamados antepassados. No Brasil, viemos de mistura de povos, com pelo menos duas origens étnicas diferentes, na nossa cultura há costumes trazidos por outros povos, como os africanos e pelas tribos indígenas que habitavam nosso país quando os portugueses chegaram e que até na língua portuguesa que falamos existem muitas palavras de idiomas de outros povos. Nossas origens definem nosso modo de ser. Comentar: as receitas preferidas retratam aspectos da cultura de nossos familiares; o modo de preparar os alimentos e as receitas transforma-se ao longo do tempo; hoje, por exemplo, há uma série de alimentos industrializados. Nessa etapa perguntar aos alunos quais tipos de frutas eles comumente veem nas nossas casas, e provavelmente citarão banana, após isso comentar sobre a origem dela e sobre os diversos pratos que obtemos a partir dessa fruta.
Além de atividades propostas com textos explicativos e questionários será proposta uma aula mais dinâmica, a turma será dividida em grupos e cada grupo escolherá e preparará, com a ajuda de um adulto, um prato típico. Para mostrar em sala de aula, os alunos deverão levar também a receita que usaram para fazer aquele prato e para ficar mais interessante a sala poderá estar decorada de acordo com as etnias e com músicas típicas de cada uma.







Nenhum comentário:

Postar um comentário